Celebração jubilar marca os 40 anos do Seminário Maior Santa Maria: Uma jornada de fé e formação

Na véspera da Solenidade de São José, Patrono da Igreja Universal, os fiéis celebraram com grande fervor a santa missa presidida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias. Esta celebração, ocorrida na última segunda-feira, encerrou um ciclo de três missas nas regiões pastorais da Diocese, culminando em uma ocasião marcante para a nossa comunidade diocesana.

Os preparativos para esta celebração remontam às visitas dos seminaristas e da equipe formativa às Paróquias Nossa Senhora do Pilar (Periferia), Nossa Senhora da Glória (São João de Meriti) e Santo Antônio (Centro). Essas visitas foram essenciais para preparar o terreno para a bonita celebração do Jubileu de Esmeralda, comemorando os 40 anos de fundação do seminário. O tema escolhido, “40 anos formando discípulos-missionários consagrados ao mandamento do Divino Mestre”, foi refletido e anunciado com base no versículo bíblico

A presença dos membros da equipe formativa, dos seminaristas e do clero diocesano enriqueceu ainda mais a celebração. Destacou-se também a participação dos dois primeiros reitores do Seminário, os Padres Severino Alessio e Medoro de Oliveira, este último membro do clero da Diocese de Valença.

Durante a homilia, Dom Tarcisio exaltou a visão perspicaz e a ousadia do saudoso Dom Mauro Morelli, nosso primeiro bispo, que instituiu o Seminário nas primeiras horas da Diocese, visando cuidar da formação dos futuros padres. O bispo traçou uma linha do tempo, relembrando os principais acontecimentos ao longo desses 40 anos, ressaltando a alegria de, no âmbito das comemorações jubilares, receber a notícia da nomeação do Padre Lúcio Nicoletto, ex-reitor do Seminário Diocesano, como bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).

A celebração foi permeada por uma atmosfera de profunda gratidão e reflexão sobre os 40 anos de história e vocações cultivadas nesse espaço sagrado. Ao final foram novamente apresentados os seminaristas Aldegeferson, Ronaldo e Sergio que serão ordenados diáconos transitórios no mês de abril.

Essa celebração não só reforçou os laços de fé, mas também destacou a importância contínua do Seminário Diocesano como uma instituição vital na formação dos líderes espirituais do futuro. Que os próximos 40 anos sejam igualmente abençoados e frutíferos para a missão de nossa Igreja Diocesana.

Veja mais imagens da Missa Jubilar:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom