ASPAS celebra 40 anos: um sinal de esperança no mundo!

No último dia 12 de março, enquanto os primeiros raios de sol iluminavam a Catedral de Santo Antônio, uma atmosfera de gratidão e celebração envolvia os fiéis reunidos para comemorar o aniversário de quatro décadas da Ação Social Paulo VI (ASPAS). Em uma solene Celebração Eucarística, às 7h, membros queridos da instituição e membros da comunidade se uniram em agradecimento a Deus pelo legado de solidariedade e amor que a ASPAS tem espalhado ao longo dos anos.

Em sua homilia, Dom Tarcisio, bispo diocesano, expressou profunda gratidão à diretoria, equipe técnica e todos os voluntários da ASPAS, – “De modo especial, nossa gratidão à Srª Marinéa Coelho, atual presidente da ASPAS e a toda equipe de profissionais e voluntários engajados em fazer a diferença na vida das pessoas que são atendidas pelas diversas obras e projetos da instituição. A todos o nosso Muito Obrigado! Deus os abençoe e fortaleça!”, proclamou Dom Tarcisio.

A ASPAS

Fundada em 12 de março de 1984 pelo saudoso Dom Mauro Morelli, primeiro bispo de Duque de Caxias, a ASPAS surgiu com a nobre missão de promover ações de solidariedade e caridade em prol da população da Baixada Fluminense, atuando com afinco na luta pela garantia e promoção dos direitos humanos. Desde então, a instituição tem sido uma luz de esperança, oferecendo assistência social, educação, cuidados de saúde e desenvolvimento humano para os mais necessitados da região.

São Paulo VI

Em preparação a esse jubileu de 40 anos, nos últimos meses peregrinou pelas paróquias da Diocese de Duque de Caxias o Ícone de São Paulo VI, o padroeiro da ASPAS, buscando promover a instituição e apontando para o modelo que devemos ter em nossa ação social diocesana. O Papa Paulo VI foi lembrado não apenas como um líder religioso, mas como um defensor incansável da justiça social. Foi sob sua liderança que o Concílio Vaticano II foi concluído, marcando uma era de renovação na Igreja Católica. Suas encíclicas, como a Humanae Vitae, a Populorum Progressio e a Sacerdotalis Caelibatus, ressoam até os dias de hoje como testemunhos do compromisso da Igreja com a dignidade humana e a promoção do bem comum.

Neste marco de 40 anos, a ASPAS não apenas celebra suas conquistas passadas, mas renova seu compromisso com os valores que Paulo VI tão fervorosamente defendeu. Que essa jornada de amor e serviço continue a iluminar os corações e a oferecer esperança a todos que dela necessitam. Que venham mais 40 anos de solidariedade e transformação!

Veja mais imagens da Missa Solene em comemoração pelos 40 anos da Aspas: