Ação Social Paulo VI celebra 40 anos com Seminário de Doutrina Social da Igreja

No último sábado, 09 de março, a Ação Social Paulo VI, em meio às festividades do seu Jubileu de 40 anos, promoveu um encontro enriquecedor: o Seminário de Doutrina Social da Igreja. O evento, sediado na Casa de Formação São Francisco de Assis, situada no bairro São Bento, em Duque de Caxias, reuniu representantes das paróquias e do clero diocesano em uma jornada de reflexão e esperança.

Sob o tema “40 Anos: Sinal de Esperança no Mundo”, o seminário proporcionou um espaço para análise e debate acerca dos desafios sociais contemporâneos, à luz da doutrina da Igreja. A inspiração bíblica, extraída de Filipenses 3,14b – “Seja qual for o ponto já alcançado, o que importa é seguir no mesmo rumo” –, guiou os participantes durante toda a programação.

A condução do seminário ficou a cargo do Padre João Carlos França, diretor de ação social da Ação Social Paulo VI, e de Tobias Tomines, articulador das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A mediação do evento foi realizada pelos seminaristas Sergio Destefani e Ronaldo Souza que serão ordenados diáconos no mês de abril.

A abertura, conduzida pelo bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascentes, que enfatizou a importância do compromisso social da Igreja em tempos desafiadores. Além disso, o Seminário não se limitou à reflexão teórica, mas também celebrou a diversidade cultural presente na comunidade, com a apresentação do Projeto Luar de Dança e das famílias dos Refugiados do Congo e Angola, além da participação especial da escritora Maria da Conceição Lopes.

O Seminário de Doutrina Social da Igreja não apenas marcou os 40 anos de dedicação e serviço da Ação Social Paulo VI, mas também ressaltou a importância da solidariedade e do compromisso com os mais necessitados, reafirmando o papel fundamental da Igreja Católica na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Veja mais imagens do Seminário de Doutrina Social: