Vinicius Baião, dramaturgo de São João de Meriti, conquista Prêmio Shell de Teatro

Na noite da última terça-feira, 12 de março, São João de Meriti celebrou uma vitória extraordinária no cenário teatral brasileiro. Vinicius Baião, natural do município, foi agraciado com o prestigiado Prêmio Shell de Teatro na categoria Dramaturgia.

A trajetória de Baião no mundo das artes começou nas salas de aula do Colégio Santa Maria, onde desenvolveu sua paixão pelo teatro. Sua ligação com a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Jardim Meriti, também desempenhou um papel significativo em sua formação, colaborando em diversas iniciativas culturais ao lado do então pároco Padre Benedito Zanobia e de amigos que seguem juntos até hoje.

Juntamente com outros jovens, Baião fundou a Cia. Teatral Cenáculo, que rapidamente se destacou no cenário local, levando suas produções primeiramente para as paróquias da Diocese de Duque de Caxias e, posteriormente, para os palcos das cidades da Baixada Fluminense. O sucesso da companhia culminou na criação do Festival Cenáculo de Teatro Cristão, que expandiu seus horizontes para abordar também temas sociais.

Depois da Cia Teatral Cenáculo veio a Cia Cerne, mas a essência não mudou. Com um compromisso contínuo de explorar e promover questões importantes para a sociedade. Um exemplo notável desse compromisso é a peça “Turmalina 18-50”, que narra a história do líder negro João Cândido durante a Revolta da Chibata, rendendo à companhia uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro.

No entanto, foi com o espetáculo “Três irmãos”, que retrata a passagem de Jorge Amado por São João de Meriti, que Baião conquistou a tão desejada concha do Prêmio Shell de Teatro, na categoria Dramaturgia. Inspirado pela estadia do renomado escritor baiano na Baixada Fluminense, Baião escreveu uma peça que agora é reconhecida como uma obra-prima do teatro brasileiro.

Uma das cenas do espetáculo premiado "Três irmãos" — Foto: Stephany Lopez
Uma das cenas do espetáculo premiado “Três irmãos” — Foto: Stephany Lopez

O Prêmio Shell de Teatro, que prestigia os destaques do teatro brasileiro, este ano quebrou tradições ao premiar montagens de todo o Brasil, incluindo a categoria “Destaque Nacional”. A cerimônia da 34ª edição, realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, contou com a participação de Marisa Orth e Verônica Bonfim como mestres de cerimônia e será exibida pela TV Cultura no dia 30 de março.

Em suas redes sociais, a Cia Cerne expressou sua alegria e orgulho pela conquista de Baião, destacando a importância de representar São João de Meriti e a Baixada Fluminense:

“Uma noite para celebrar! A concha veio para São João!!! Uma cidade sem políticas públicas para o teatro, uma cidade sem um teatro público. Uma cidade onde fazer teatro é insistir e acreditar diariamente. Que alegria saber que essa cidade, pelos pés de Vinicius Baião, vencedor da categoria Dramaturgia nesse ano, pôde pisar o palco da maior premiação de teatro do país. E falando de si, contando uma história desse nosso chão! Que honra é poder ter nosso trabalho nesse grupo (ainda) tão pequeno de coletivos e artistas da Baixada indicados e premiados nesta festa.”

Além de trazer o prêmio mais importante do Teatro Brasileiro para a Baixada Fluminense, o Instituto Cultural Cerne, instituição que hoje abriga a Cia Cerne e a Escola Popular de Teatro da Baixada, oferece diversas iniciativas formativas para crianças e jovens da região, desde e-books até aulas de teatro. Para saber mais, você pode entrar em contato enviando mensagem através das redes sociais https://www.instagram.com/institutoculturalcerne/ e https://web.facebook.com/CiaCerne, ou ainda pelo e-mail ciacerne@gmail.com.

Vincius Baião (em pé ao centro) com os membros da Cia Cerne no cerimônio do Prêmio Shell.
Vincius Baião (em pé ao centro) com os membros da Cia Cerne no cerimônio do Prêmio Shell — Foto: Cia Cerne