Padre Lucio Nicoletto: Um novo bispo para São Félix do Araguaia

No dia em que o Papa Francisco celebra seu 11º aniversário de eleição como Sucessor de São Pedro, uma bela notícia alegra a nossa Igreja Diocesana. O Padre Lucio Nicoletto, missionário da Diocese de Padova, Itália, foi nomeado como o novo bispo da Prelazia de São Félix, no Araguaia (MT), em substituição a Dom Adriano Ciocca Vasino, que renunciou ao cargo em conformidade ao cânon 381.

Trajetória e Experiências

Nascido em 18 de agosto de 1972 em Este, na Diocese de Pádua, Padre Lucio completou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Padova, além de se especializar em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ.

Com uma vasta experiência pastoral, o bispo eleito serviu como Vigário Paroquial em Selvazzano Dentro e Animador Vocacional em sua diocese natal, ambos entre 1998 e 2005, antes de se tornar um sacerdote fidei donum no Brasil. Em seguida, ocupou posições de destaque, incluindo a Reitoria do Seminário Diocesano e a Responsabilidade pela Pastoral Vocacional na Diocese de Duque de Caxias (RJ) entre 2005 e 2016. A partir de 2016, assumiu o cargo de Vigário Geral da Diocese de Roraima (RR), incluindo um período como Administrador Diocesano durante a vacância da Sé em 2022.

Significado

A nomeação de Lucio Nicoletto como Bispo Prelado de São Félix é um marco na trajetória desse dedicado sacerdote italiano no Brasil e representa uma nova liderança para a prelazia. A Igreja Católica no Brasil recebe com entusiasmo essa nova fase e aguarda com expectativa os frutos do ministério de Monsenhor Nicoletto em São Félix do Araguaia, lugar da memória e missão do grande Dom Pedro Casaldáliga.

Dedicação e Legado

Padre Lucio é um verdadeiro exemplo de dedicação e amor ao próximo. Como missionário fidei donum da Diocese de Padova (Itália), ele chegou ao Brasil e dedicou muitos anos de sua vida na Diocese de Duque de Caxias, servindo em paróquias e, principalmente, na formação dos futuros padres de nossa Igreja. Como diretor espiritual e reitor do Seminário, deixou um legado de inspiração e compromisso.

Convite e Alegria em nossa comunidade diocesana

Em julho do ano passado, Padre Lúcio esteve em nossa Diocese para celebrar seus 25 anos de ordenação presbiteral, deixando a comunidade repleta de alegria e gratidão. Esta nomeação é ainda mais especial para nós, pois coincide com as comemorações dos 40 anos do Seminário Santa Maria, tornando-o o primeiro bispo a ser nomeado após ter sido reitor de nossa casa formativa. O convite para seu retorno, agora como bispo, já está feito e aguardamos ansiosamente sua visita.

Imagem: Diocese de Roraima