Clero Diocesano celebra Missa dos Santos Óleos: Renovação Espiritual e Simbolismo Litúrgico na Quarta-feira Santa

Na noite desta Quarta-feira Santa, em 27 de março, na Catedral de Santo Antônio, o clero diocesano, sob a liderança de Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, se congregou para celebrar a Missa dos Santos Óleos. Este ritual litúrgico, também conhecido como Missa da Unidade, consolida os vínculos de comunhão entre o bispo e os membros do clero.

Durante a cerimônia, os padres renovaram suas promessas sacerdotais, recordando o momento de suas ordenações, quando foram consagrados para testemunhar a paixão, morte e ressurreição de Cristo, especialmente na celebração da Eucaristia e Dom Tarcisio exortou os fiéis sobre o significado da celebração daquela noite:

“Esta Santa Missa na qual o bispo celebra com os presbíteros das diversas regiões da Diocese e na qual consagrada o Santo Crisma e benze os outros óleos é considerada uma das principais manifestações do seu sacerdócio e sinal da estreita união dos presbíteros com ele”, disse o bispo.

Neste momento solene, Dom Tarcisio abençoou os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrou o Santo Crisma. Essa prática litúrgica marca o início das celebrações do Tríduo Pascal, um dos momentos mais significativos no calendário litúrgico da Igreja.

A Missa da Unidade não apenas reafirma os compromissos sacerdotais, mas também enfatiza a importância dos sacramentos na vida cristã, preparando o povo de Deus para as celebrações da Semana Santa.

Os óleos carregam um profundo simbolismo religioso:

• Óleo do Crisma: Uma combinação de óleo e bálsamo que representa a plenitude do Espírito Santo, indicando que os cristãos devem espalhar o “bom perfume de Cristo”. É usado nos sacramentos da Crisma e da Ordem, para ungir aqueles que foram escolhidos para proclamar a Palavra de Deus.
  • Óleo dos Catecúmenos: Destinado aos catecúmenos, aqueles que se preparam para receber o Batismo, independentemente de sua idade. Esse óleo de cor vermelha, aplicado antes do rito da água batismal, simboliza a libertação do mal e a força divina que penetra na vida do catecúmeno.
  • Óleo dos Enfermos: Utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos, esse óleo representa a força do Espírito Santo para enfrentar a provação da doença e fortalecer o enfermo em sua jornada, incluindo a aceitação da dor e, eventualmente, da morte, caso seja a vontade de Deus. O enfermo é ungido na testa e nas mãos, como gesto de consolo e fortalecimento espiritual.

Veja mais imagens da Missa dos Santos Óleos:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom