Celebrando a Paixão de Cristo: Cruz é o caminho para a Ressurreição

Dentro da celebração do Tríduo Santo, as comunidades celebraram nesta Sexta-feira Santa a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. A simbologia da Paixão de Cristo é profunda e rica em significados. A imagem do Cristo na cruz representa não apenas o sofrimento físico de Jesus, mas também sua entrega total ao plano divino de redenção da humanidade. É a expressão máxima do amor incondicional de Deus pelos seres humanos, manifestada através do sacrifício voluntário de seu próprio Filho, feito homem.

Além da celebração litúrgica por uma tradição cultural, os fiéis têm o costume, neste dia, de sair pelas ruas rezando os caminhos da Cruz, a Via Sacra de Cristo, seguindo assim nos passos da Paixão. As Vias Sacras são representações culturais profundamente simbólicas da Paixão de Cristo, presentes em diversas tradições cristãs ao redor do mundo. Estas peregrinações espirituais recriam os passos de Jesus desde sua condenação até sua crucificação, refletindo sobre os momentos de sua jornada rumo ao Calvário. E em muitos lugares são encenadas pelos membros das comunidades.

Aqui em nossa Diocese não foi diferente e muitas paróquias saíram às ruas demonstrando a sua fé na Cruz de Jesus, que aponta para a glória da Ressurreição. Vejamos um pouco dessas inúmeras manifestações de fé e cultura:

Região Pastoral Centro:

Região Pastoral Periferia:

Região Pastoral São João de Meriti:

Imagens: Pascom DDCX