Testemunhos de Fé: Ordenações Diaconais celebram vocações dedicadas ao serviço

No último final de semana, nossa Diocese celebrou duas cerimônias marcantes de ordenação diaconal, que encheram os corações dos fiéis de emoção e gratidão.

No sábado, dia 06 de abril, a igreja matriz da Paróquia Imaculada Conceição, situada na Vila São Luís em Duque de Caxias, testemunhou a ordenação do Diácono Sergio Destefani Figuerêdo da Silva, filho da Comunidade São Pedro, pertencente à paróquia. A celebração foi conduzida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo local, e contou com a participação dos membros do clero diocesano. Familiares, amigos e colegas de estudos teológicos do neo-diácono estiveram presentes, tornando a cerimônia ainda mais especial. Destaque para o emocionante momento em que o Diácono Sergio abraçou sua avó, figura fundamental em sua formação religiosa e comunitária. Na homilia, Dom Tarcisio exortou tanto os fiéis quanto o novo membro do clero diocesano, enfatizando o lema escolhido por Sergio para sua ordenação: “Seja aquele que serve a todos”, inspirado no livro de São Mateus.

Em suas primeiras palavras como membro do clero diocesano, o Diácono Sergio pediu licença para quebrar os protocolos e formalidades e disse: “Eu queria pular todos os protocolos e o que pede o ‘figurino’ e saudar a todos vocês somente com a alegria pascal, dizendo: Cristo Ressuscitou, aleluia!”

Já no domingo, dia 07 de abril, foi a vez da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Parque Araruama em São João de Meriti, receber a ordenação do Diácono Ronaldo Souza Caetano, filho dessa comunidade. A cerimônia, também presidida por Dom Tarcisio Nascentes e concelebrada pelos membros do clero diocesano, foi marcada por momentos de profunda emoção. Assim como seu colega ordenado em Duque de Caxias, o Diácono Ronaldo emocionou a todos ao recordar suas origens e a influência de seus avós em sua vida. “Eu sou neto da mulher que vendia o melhor bolinho da rodoviária!”, declarou ele, em suas primeiras palavras como membro do clero diocesano. O lema escolhido por Ronaldo para sua ordenação, “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir; foste mais forte que eu e me venceste”, extraído do livro do profeta Jeremias, foi o centro da reflexão na homilia de Dom Tarcisio.

Nossa Diocese se preparar agora para celebrar a ordenação diaconal do Seminarista Aldegeferson Ribeiro no próximo dia 21 de abril, às 15 horas na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Xerém.

Veja mais imagens das Ordenações dos Diáconos Sergio e Ronaldo:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom